quarta-feira, 6 de maio de 2009

TIPOS POPULARES DE FOTOGRAFIA

A fotografia de viagem

Graças aos primeiros fotógrafos profissionais é que, como viajantes de poltrona, conhecemos as mais explendorosas maravilhas do mundo - pirâmides egípcias, cataratas do Niagara e Grand Canyon, dentre outras tantas. Equipamentos pesados, chuva e sol escaldante são dificuldades encontradas por estes profissionais, além das sufocantes câmeras escuras portáteis utilizadas para revelar as fotografias. E mesmo assim, estão sempre lá!!!!


Fotografia de guerra e Matthew Brady (1823-96)

Os horrores da Guerra Civil - soldados fazendo pose no acampamento ou no campo de batalha; cadáveres nas trincheiras. As fotografias de Brady registraram a dura realidade da guerra com autenticidade até então desconhecida.


Fotografia documental - Jacob Riis (1849-1914)

Fotografou esconderijos de ladõres, oficinas de trabalhadores mal pagos e moradias pobres para documentar as teneboras condições de vida no Lower East Side (zona sudeste) de Manhattan. Graças às suas imagens, publicadas em um livro entitulado Como Vive a Outra Metade (1890) se chegou às primeiras leis de reforma dos códigos de moradia e leis trabalhistas. A fotografia/PAS "Árabes de Rua na Área da Rua Mulberry" (c. 1889) retrata crianças sem-teto, uma denúncia da miséria e das condições de vida dos pobres urbanos.


Fotografia-retrato

Nadar (1820-1910), caricaturista francês, fotografou os pincipais astros de Paris, como a famosa atriz trágica Sarah Bernhardt, George Sand, Corot e Daumier. Ele concebia a pose, fazia a pessoa posar e iluminava a figura de modo a enfatizar seus traços de caráter. Ao fotografar Sarah Bernhardt, por exemplo, o fotógrafo a fez posar dramaticamente envolta em panos. Nadar inventou a fotografia aérea e esteve entre os primeiros que utilizou a luz elétrica em suas fotografias.


Fotografia de arte

Julia Margaret Camerom (1815-79) quis captar nada menos que a beleza ideal. Quando lhe deram uma câmera, com a idade de 48 anos, ela começou a fazer retratos de vitorianos famosos que, por acaso, eram também seus amigos: Tennyson, Carlyle, Browing, Darwin e Longfellow. Cameron era excelente em definir a personalidade em retratos intensos e dizia: "Quando tive esses homens diante de minha câmera, toda a minha alma se dedicou a fazer seu dever em relação a eles, registrando fielmente a grandeza interna bem como os traços do homem exterior. A fotografia assim tirada era quase a corporificação de uma oração." Foi a primeira a ter lentes especiais, que produziam um efeito de foco suave nas suas fotografias de gênero, alegórica e muitas vezes excessivamente sentimentais. Suas fotografias "fora de foco" buscavam transmitir um clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário